DICA DA SEGUNDA - PROJECTO CLARICE

Por Gustavo do Carmo
Fonte: Caderno Ideias (Jornal do Brasil)



A escritora Clarice Lispector veio da Ucrânia aos dois anos de idade, mas foi no Brasil que ela cresceu, passou a maior parte da sua vida, se tornou escritora e fez sucesso com livros como A Hora da Estrela, A Maçã no Escuro e as coletâneas dos seus contos em Laços de Família, A Bela e a Fera e Legião Estrangeira. Foi no Brasil que Clarice morreu em 1977, um dia antes de completar 57 anos.

Considerada uma escritora brasileira, o sucesso de Clarice não ficou restrito ao nosso país. Prova disso é que a autora serviu de tema para um projeto de faculdade em Portugal. A estudante de Letras da Universidade do Porto Patrícia Lino espalhou pelas ruas da cidade fotos de Clarice Lispector para despertar a curiosidade das pessoas e divulgar a obra da autora lá do outro lado do oceano. Além disso ela convidou transeuntes e amigos a posarem para uma foto segurando uma imagem da escritora.

O projeto foi muito além do trabalho acadêmico original. Segundo uma reportagem do caderno Ideias do Jornal do Brasil, no dia 24 de janeiro, Patrícia já organizou sessões de leitura em escolas, escreveu artigos analisando a "imprevisibilidade explosiva" em contos da escritora, distribuiu panfletos e dirigiu uma curta-metragem (que pode ser vista em http://www.youtube.com/projectoclarice) sobre o mistério que permeia sua obra.

Parte do projeto pode ser vista no blog www.projectoclarice.blogspot.com , que traz as fotos dos convidados que posaram com fotos de Clarice, trechos de textos da autora e informações sobre o trabalho. Além do blog, ela está desenvolvendo um site, ainda sem data para entrar no ar.

Ao JB ela disse, por telefone:

- Quando você segura uma imagem para uma foto, é natural querer saber de quem é aquele rosto. Por isso, sempre que eu pedia para as pessoas posarem com a Clarice, me perguntavam quem era ela. Eu explicava, e muitas me pediam então que eu indicasse livros dela para lerem. Algumas dessas pessoas me procuraram depois, contando o que acharam da leitura.

Além do Jornal do Brasil, o projeto de Patricia já chegou a veículos prestigiados como a revista Ler e o jornal Público. E agora chega ao Tudo Cultural como a Dica da Segunda.

Postar um comentário

1 Comentários

Patrícia Lino disse…
Caríssimo Gustavo,

É com um enorme prazer que lhe agradeço a divulgação do meu Projecto.
É sempre uma alegria ver a ajuda chegando!

Um abraço,
Patrícia