ROTEIRO DO VINHO IV - DÃO, PARAÍSO NO CAMINHO AO PORTO

TEXTO : WEVERTON GALEASE

                              'Escrever sobre vinhos e não citar Portugal, pode ser fatal'

 A região vitivinícola produtora dos vinhos Doc Dão, situa-se ao centro norte de Portugal, na província da Beira-Alta. Neste contexto, há por lá sub-regiões onde cada qual produz o seu vinho individualmente, até no sabor. Alva, Besteiros, Castendo, Serra da Estrela, Silgueiros, Terras de Azurara e Terras de Senhorim são as sub-regiões com personalidade própria já individualizada quando o assunto é vinho.

 Essa região produz com maior frequência os famosos vinhos tintos portugueses, caracterizados por possuir um teor alcoólico de 12º, uma inimitável coloração rubi de consistência aveludada. Já os vinhos brancos, seguem a mesma linha do teor alcoólico de 12º, porém quando ainda jovens possuem uma cor citrina, aromas frutados, dando uma frescura ao paladar. Ambos devem ficar 'guardados' por até 48 meses, antes de irem para a comercialização.

 Há uma 'Comissão' vitivinícola daquela região, em que promove os sabores locais, a Touriga Nacional, é a uva 'carro-chefe' da região, da qual bem conhecida e frequentada por brasileiros. Trago-vos um exemplo 'comercial'. Se trata do CARIZ DÃO DOC TINTO, este 2010, tem 50% da uva Touriga Nacional composta com 25% da Alfrocheiro e 25% da Tinta Roriz.

Considerado um vinho moderno, o Cariz Dão tem um aroma intenso de frutas vermelhas e notas suaves de cacau. Carregado de um paladar fresco, é ótima opção ao acompanhamento de carnes vermelhas, pizza e queijos de massa mole. 
 Tá aí a dica, vai pedir uma pizza no fim-de-semana? 
Substitua aquele famoso refrigerante (que eu sei que você consome) por um Cariz Dão, será mais saudável e agradável, afinal, este tinto custa na faixa dos 60 reais.
 Teor alcoólico deste tinto é de 13%, considerado médio.





 A Rota dos Vinhos do Dão oferece um mapa com todos os vinicultores disponíveis à guiá-lo pelas quintas do Dão. Como pode ver no mapa, há três itinerários.


NO DETALHE
ITINERÁRIO 1 ACESSAR
ITINERÁRIO 2 ACESSAR
ITINERÁRIO 3 ACESSAR


Postar um comentário

0 Comentários