'911 - PRECISO DE UM VINHO'

 Hoje é sábado, será que você receberá uma visita em sua casa ou será convidado para um happy hour?
 Pois bem, estava lendo por aí e pesquisei com enólogos, os melhores vinhos, para as ocasiões mais inesperadas (ou já marcadas), para que você leitor, o meu amigo Gustavo, e eu, não fiquemos perdidos no que servir em uma emergência.
 Decidi não exibir preços das marcas abaixo, pois como temos um alcance de leitores de vários lugares, há uma imensa variação de preços, dependendo de sua região residencial.
 Então vamos lá!
Quero um vinho mais leve, mas precisa ser tinto
Sabe aquele dia que pede um vinho tinto mais leve? Estas sugestões dão conta do recado. São vinhos com taninos macios e acidez equilibrada, que não pesam no paladar. Daqueles exemplares que só sentimos que acabou quando termina a última gota.
Danger Point Cabernet Sauvignon Merlot 2014Danger Point Cabernet Sauvignon Merlot 2014 – Sul-africano que não passa por envelhecimento em madeira, o que garante notas predominantemente frutadas no aroma. No paladar, é saboroso e mostra ótimo equilíbrio.
Bobal Desanjuan DOP 2011Bobal Desanjuan DOP 2011 – Produzido com a Bobal, uma uva espanhola bastante cultivada em seu país, é um vinho ótimo tanto para harmonizações quanto para ser degustado sozinho.
Vou receber convidados em casa em um happy hour e só terão tira-gostos
Nem sempre queremos pensar em harmonizações, às vezes, basta aproveitar o momento de bate-papo com os amigos. Então, para essas ocasiões, sugiro:
Espumante Gran Legado Brut CharmatEspumante Gran Legado Brut Charmat – Brasileiro, esse espumante é fácil de beber e possui deliciosa acidez, que limpa o paladar quando há misturas de diferentes tipos de tira-gostos.
Natana Cuvée Rouge 2013Natana Cuvée Rouge 2013 – Tinto versátil da África do Sul que apresenta notas frutadas, de leve a médio corpo e acidez agradável. A breve passagem por carvalho garante equilíbrio e sedosidade para momentos descontraídos.
Meu cunhado trouxe a carne vermelha para o churrasco de domingo e o vinho é por minha conta
Nessas ocasiões, harmonizar é importante para a carne vermelha não atropelar o vinho. E aí os tintos com bom corpo e taninos mais em evidência entram em cena!
Goulart M The Marshall Reserva Malbec Single Vineyard 2011Goulart M The Marshall Reserva Malbec Single Vineyard 2011 – Os taninos marcantes da bebida  se ligam às proteínas da carne e deixam o conjunto muito mais saboroso e interessante. Harmonização clássica.
Viñedo de Los Vientos Tannat 2013 500 mlViñedo de Los Vientos Tannat 2013 – Com volume diferenciado (500ml), esse exemplar é um tradicional Tannat do Uruguai: encorpado, com taninos presentes e notas de frutas maduras. Combina muito com carne vermelha.
Preciso de dicas de vinho branco e espumante para ter em casa
Fantinel Prosecco Extra Dry DOCFantinel Prosecco Extra Dry DOC – Fácil de beber, tem boa acidez e notas cítricas. A classificação Extra Dry não chega a ser doce, mas por ter uma concentração maior de açúcar que o Brut, fica ainda mais fácil de beber.
Baron Philippe de Rothschild Reserva Chardonnay 2014Baron Philippe de Rothschild Reserva Chardonnay 2014 – Elaborado com a uva branca mais difundida no mundo, esse exemplar possui intensos aromas frutados e deliciosa presença no paladar.
Não tenho ideia de qual vinho servir essa noite
Nessas horas, os vinhos coringas são indispensáveis. Selecionei dois exemplares que não podem faltar na sua adega (inclusive na minha) e que vão cair como uma luva em diversos momentos.
Tenuta Sant'Antonio Scaia Rosso IGT Veneto 2013Tenuta Sant’Antonio Scaia Rosso IGT Veneto 2013 – Esse exemplar é produzido com a Corvina, a uva clássica na composição do blend do famoso Amarone. O vedante é a charmosa rolha de vidro, o vinolok.
Root: 1 Sauvignon Blanc 2014Root: 1 Sauvignon Blanc 2014 – Apresenta um lindíssimo rótulo e, o vinho, ao entrar na taça, mostra notas frutadas, minerais e leve herbáceo. No paladar, é leve e possui agradável intensidade.


                                                        PESQUISA E PUBLICAÇÃO : WEVERTON GALEASE

Postar um comentário

1 Comentários

Paula Ferreira disse…
Estou curiosa para saber qual o vinho que não falta na sua casa,
aquele seu favorito, podia fazer um artigo sobre o assunto Weverton