'DIVIDENDOS'




Conto de Weverton Galease

  Numa bela sexta-feira, o jovem Antônio Carlos foi ao salão dos Silva, dar um corte nos volumosos cabelos castanhos, porque no sábado o salão era um inferno, sentado na poltrona de espera, foi sacando entrada de velhinhos no habitat, porém estes não estão indo ali para fazer o mesmo que ele, os velhinhos estavam fazendo o jogo do bicho, muito comum por ali.

  Quando chegou a vez de Antônio Carlos cortar a "juba", começou a conversar com o senhor que estava ao lado, fazendo cálculos e mais cálculos, havia naquele salão um belo calendário, contendo vários animais, um típico "calendário do ano", curioso, Antônio Carlos perguntou ao senhor:
 -Este calendário ali na parede, onde conseguiu?
 Enrugando a testa, o senhor lhe respondeu:
 -Ah, este calendário é uma cortesia à vista de quem joga no jogo do bicho. Você quer um? Tem que jogar?
  Antônio Carlos então pensou, e replicou:
 -Eu nunca joguei nisso, mas como sempre tem a primeira vez e estou com dois reais aqui, acho que dá para eu jogar. Quem sabe eu tenha a "sorte de principiante", não é?
 
  O senhor rapidamente lhe deu uma lista com os números respectivos aos bichos, Antônio Carlos escolheu os números do leão, jogou, o jogo "corria" no sábado. Antônio Carlos então foi para casa, e pensativo, sem querer já fazendo planos, pois os dois reais poderiam se tornar dois mil.

  Chegando em casa, em segredo, não contou pra ninguém, simplesmente cortou o cabelo e pronto! Como sábado iria ficar em casa por causa das visitas que vinham de Macaé, interior do Rio de Janeiro, Antônio Carlos só voltou ao salão no domingo, quando descobriu que havia ganhado, o leão lhe rendeu dois mil reais, pouco dinheiro para se sonhar, então o jovem apenas queria multiplicar investindo este dinheiro, resolveu abrir uma conta bancária para adentrar à bolsa de valores, como morava ali próximo a Avenida Paulista, fez isso o mais rápido possível, recebeu orientações e investiu seu dinheiro, comprou ações de uma empresa quase falida no mercado de ações, a qual valiam apenas oito centavos, Antônio Carlos não sabia, mas estava prestes a não multiplicar seus dois mil reais.

  Passaram-se duas semanas, e Antônio Carlos estava já injuriado, pois as ações da tal empresa que foram recomendadas por seu banco, haviam se valorizado apenas um centavo, segurou-se mais uns três dias e resolveu vender as ações, no caso, por oito centavos mesmo, ganhou um centavo em cima de cada ação que havia investido com seus dois mil reais, voltou ao seu banco e aplicou o dinheiro na em uma estatal, a qual as ações valiam mil vezes mais.

  Passado mais uma semana, Antônio Carlos foi verificar seu investimento, e notou que havia perdido metade do seu dinheiro, pois as ações da estatal tinham super se desvalorizadas, daí por curiosidade, resolveu ver quanto estavam valendo as ações da primeira empresa que tinha comprado, quase caiu de costas, quando viu, que aquelas ações que ele vendeu por oito centavos, estavam valendo dez reais.
  -Mas como assim? Perguntou Antônio Carlos ao seu assistente bancário, que lhe explicou:
  -Nós dissemos para você ficar com aquelas ações, porque a empresa estava prestes a liberar seus dividendos, ao qual, você iria multiplicar seu investimento, lamento por ter optado pelo outro caminho. Pois um leão pode não visitar seu bolso duas vezes...

Postar um comentário

0 Comentários